Instalado no edifício da antiga Cadeia de Comarca, construída em finais da década de 40 do século XX, o Estabelecimento Prisional Regional de Vila Real foi criado em 1973. Situa-se a Norte da Cidade de Vila Real, junto do R13 e da Igreja de N.ª Sr.ª da Conceição, Freguesia de que faz parte.
O Estabelecimento Prisional de Vila Real é constituído por dois pisos, ambos com celas individuais, camaratas e sector disciplinar. No espaço onde antigamente funcionava o sector feminino encontram-se atualmente instalados os reclusos em RAVI/RAVE.
No segundo piso encontra-se também a Biblioteca, a sala de convívio, a copa e o refeitório. Resultante de obras efetuadas, foram construídas instalações para alojamento do pessoal de vigilância, com sala de convívio e bar; foi remodelada a sala de visitas dos reclusos e a da portaria, tendo-se procedido à construção de outros gabinetes para outras valência (ex. o atendimento aos reclusos pelos técnicos e advogados). Dispõe ainda de gabinete médico, salas de aulas, capela, parlatório e, mais recentemente, de salas de formação profissional (cursos técnicos – EFA).
Para as atividades desportivas dispõe de dois recintos descobertos, um em cada sector (regime comum e regime aberto), um outro espaço no exterior embora entre muros, também descoberto. A alimentação é fornecida por empresa privada, mas confecionada na cozinha do Estabelecimento que recentemente foi construída de raiz e foi totalmente apetrechada com equipamentos adequados. A população Prisional, totalmente constituída por reclusos, preventivos e condenados que se encontram detidos à ordem dos Tribunais das Comarcas de Alijó, Amarante, Celorico de Basto, Marco de Canaveses, Mondim de Basto, Murça, Sabrosa e Vila Real.