Todos os versos, Pedro Braga Falcão

ATELIER VIRTUAL

07

Maio

Sobre

_ Procuramos, neste projeto, explorar com os interlocutores o poder da palavra e do seu veículo principal, a poesia. Na primeira sessão, propor-se-á a leitura em comunidade de um conjunto de poemas e a audição de música, pensada para cada contexto particular. Num permanente diálogo, cada interveniente será, então, chamado a partilhar as diferentes narrativas e memórias evocadas, começando aqui a construção coletiva de versos ou de prosa poética, registados por escrito, sob mediação do poeta. A ideia é a de que, de sessão a sessão, os intervenientes se tornem cada vez mais protagonistas do andamento dos textos, tornando-se este espaço um verdadeiro espaço de partilha e de leitura em comunidade e em liberdade. A estrutura básica de cada sessão (num mínimo de cinco, com c. 45 minutos cada) será esta: iniciar-se-á com a leitura de um texto que poderá vir de diversas proveniências, consoante o contexto do público: a letra de uma música sugerida por um dos membros da audiência, a leitura de um texto proposto pelo poeta, a audição de uma peça musical que tenha uma ligação particular com a comunidade, etc.. Seguir-se-á um momento de construção coletiva de um texto em verso ou em prosa poética, ou de leitura individual de textos propostos em sessões anteriores. A sessão concluir-se-á com uma proposta de escrita individual a apresentar na próxima sessão: um tema que tenha sido particularmente evidente durante a sessão, uma palavra que tenha sido mais repetida, uma imagem que tenha ficado mais presente. As sessões tentarão promover uma ambiência não formal e dinâmica, que evite apresentar a poesia como um exercício artificial, mas como uma necessidade de intimidade que poderá contribuir para um outro tipo de comunicação verbal. Todos os textos serão posteriormente compilados e editados, sendo a leitura de alguns excertos um dos pontos de um espetáculo final, após a residência artística dos diversos intervenientes no projeto Nem o tempo nem a distância.

Texto-convite

Encontrei este poema! Todos nós temos um poema que já é nosso. Às vezes, porém, precisamos de alguém que nos ajude a encontrá-lo. É isso que vamos fazer: ouvirmo-nos e chegarmos ao que já está no coração, mas que ainda ignoramos. O único requisito é estar disposto a ouvir e a partilhar as suas palavras com um pequeno grupo, em que todos seremos tanto público como poetas. Uma música, uma experiência, uma recordação da infância, tudo é matéria para esta aventura num período tão difícil das nossas vidas, em que estamos tão longe uns dos outros. Juntos tentaremos chegar a um só poema, ou a um pequeno livro de poemas, ou até a páginas em branco cheias das nossas vozes. A liberdade é total. 

Públicos

_ Todos os versos | As sessões terão a duração de c. de 45 minutos, e decorrerão pela internet (Zoom). | Com Pedro Braga Falcão      

Todos nós temos um poema que já é nosso. Às vezes, porém, precisamos de alguém que nos ajude a encontrá-lo.

Pedro Braga Falcão