nTnD

Plataforma Zoom //

Marcial e Armandia, acompanhados da animadora Tânia, são os rostos desta primeira sessão com utentes da Unidade de Cuidados Continuados.
Marcial é ex-guarda fiscal, teve um acidente e partiu o rosto. Participou no Congresso Portugal e o Futuro realizado em 1994. Nasceu no Brasil e foi viver para o Concelho de Vinhais. Armandina é de uma aldeia de Macedo de Cavaleiros, Lamalonga. Está na Unidade há 5 anos. Fez a Escola Industrial, foi trabalhar para Lisboa como vigilante, regressou a Bragança há cerca de 13 anos.
Ambos dizem que não se lembram de poemas ou histórias. Então, comece-se pelas músicas. Armandina lembrou-se que gosta muito de ouvir fado, embora não saiba a letra, sabe alguns fados. Marcial partilha os gostos.
Para terminar e reativar a memória foi ouvida a música “Cavalo Russo” de Nuno Câmara Pereira, referência feita por Armandina, que se deu conta que, afinal, até sabia a letra toda da música. Ficou combinado que Armandina iria voltar a ouvir a música e escrever a letra no papel, como trabalho de casa, para a próxima sessão. Combinaram também que iam escrever tudo o que se lembrassem num papel para partilharem na sessão seguinte. As memórias, por vezes, precisam de ser escritas antes de ser ditas em voz alta.